quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rolando Boldrin (biografia)



Rolando Boldrin (São Joaquim da Barra22 de outubro de 1936) é um compositor,cantorator e apresentador de televisão brasileiro
Boldrin nasceu na pequena cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado deSão Paulo. Desde pequeno, aos sete anos, já tocava a viola e começou já uma empreitada musical junto com seu irmão aos 12 anos de idade, formando a dupla Boy e Formiga que era bem sucedida na rádio do município.
Devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin foi aos dezesseis anos para a capitalSão Paulo de carona em um caminhão. Lá, antes de finalmente emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico.Aos 18 serviu o exército em Quitaúna e nos anos que seguiram dedicou-se à atividade musical.
Assim Boldrin debutou em 1960 como um participante do disco de sua futura esposa, que tornou-se sua produtora na época, Lurdinha Pereira.Lançou seu primeiro disco solo, pela ContinentalO Cantadô, em 1974.
Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no carnaval de São Paulo com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta". O seu empenho em ressaltar a cultura nacional foi um dos pontos centrais do desfile.
Atualmente apresenta o programa Sr. Brasil, pela Rede Cultura de São Paulo. Além disso, toca um projeto cultural que objetiva um resgate às raízes brasileiras de expressão artística, o "Vamos tirar o Brasil da Gaveta".