domingo, 11 de maio de 2014

Selma Reis (biografia)

Selma Reis (São Gonçalo, 24 de agosto é uma cantora e atriz brasileira.

- Selma nasceu em São Gonçalo (Niterói), no estado do Rio de Janeiro e desde pequena apaixonou-se pela música. Sua família era ligada às rodas seresteiras da cidade e ela cresceu vendo os amigos de seus pais passarem as madrugadas tocando serestas em sua casa.


- Envolvida com o mundo fascinante das vozes, já adolescente, Selma viu-se diante do dilema da escolha profissional. Aprovada para a faculdade de Comunicação Social, ela trancou sua matrícula na metade do curso e decidiu viajar para o exterior, conhecer outras culturas e viver novas experiências. Na cidade de Nantes, na França, uma região charmosa de Pays de La Loire, cursou dois anos da faculdade de Letras e aproveitou para estudar música. Em Paris, teve aulas com o professor Sr. Laurens - Stages de Perfectionnement des Emissions Vocal e aulas de técnica com o Sr. Rondeleux, autor de alguns livros sobre voz, entre eles "Trouver sa voix”. Além disso, sempre que possível, participava de seminários sobre o assunto e, com o desejo autodidata de sempre experimentar e descobrir novidades ligadas à voz, freqüentou outras aulas de técnica vocal com diferentes professores. A cantora diz que foi levada para a música pelas “Vozes”, visto que ficava deslumbrada diante de grandes cantores.

- Em 1987, de volta ao Brasil, gravou seu primeiro LP independente, "Selma Reis", produzido pelo fotógrafo e diretor de fotografia Locca Faria.

- Em 1987, já de volta ao Brasil, gravou “Selma Reis”, seu primeiro disco independente. O trabalhou contou com participações de Dori Caymmi, Jaques Morelenbaum, Geraldo Azevedo, Paulo Jobim, Armandinho e Sueli Costa, entre outros grandes músicos e compositores. O que era sonho virou realidade e novos trabalhos se sucederam.

- Em 1988 nasce Thiago, seu único filho.

- Em 1990,lança seu segundo CD, "Selma Reis",produzido pela PolyGram, com participação nos arranjos do maestro e pianista Wagner Tiso. Entre as faixas, “Meu Veneno”, canção especialmente feita para a cantora por Milton Nascimento, musicando o poema de Ferreira Gullar.

- Em 1991, o CD intitulado por uma música de Aldir Blanc, “Só Dói Quando Eu Rio” contou com Eduardo Souto Neto nos arranjos e Rafael Rabello nos violões, além de outros grandes músicos da MPB.

- Em 1993, uma grande marco em sua carreira foi o CD "Selma Reis" gravado em Londres, Madri, Miami, Los Angeles e Rio de Janeiro. Com arranjos de Grahamm Presket, arranjador de Paul McCartney e Elton John, foi uma das grandes experiências profissionais que viveu, pois teve a oportunidade de trabalhar com músicos de várias nacionalidades em diversos países. Para o mesmo álbum, gravou no Rio de Janeiro com a bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel (a Bateria nota 10!), sendo convidada no ano seguinte para “puxar” o samba da Escola durante o Desfile de Carnaval na Marquês da Sapucaí.

- Em 1995, Selma começou a experimentar um lado mais acústico e intimista, gravando o CD “Todo Sentimento”, apenas com piano e voz.

- Em 1996, lançou o CD “Achados e Perdidos”, obra em que passeia com sua potente voz pelas músicas de um dos maiores compositores da MPB, o grande mestre Gonzaguinha.

- Em 1998 começa sua carreira no teatro, fazendo uma participação especial no espetáculo musical “O Abre Alas”, sobre a vida de Chiquinha Gonzaga, ao lado de Rosamaria Murtinho e grande elenco.

- Em 1999, lançou “Ares de Havana”, trabalho em que mostra todo seu amadurecimento como intérprete e cantora. Em Havana, gravou com grandes músicos cubanos, entre eles o pianista Frank Emílio e o jovem pianista Roberto Carcasses, cantando em espanhol algumas das mais belas canções cubanas.Em 2001, Selma fez nova participação especial, desta vez na série “Presença de Anita” , de Manoel Carlos, na Rede Globo.

- Em 2002, apresentou-se no musical “Um Dia de Sol em Shangrilá”, ao lado de Lucinha Lins e Cláudia Neto , sob direção de Charles Moeller e Cláudio Botelho. No mesmo ano, relançou o CD “Todo Sentimento” a pedido da gravadora de Roberto Menescal e foi convidada pela bailarina Ana Botafogo para participar de um espetáculo em que Ana dançava um repertório de música popular brasileira com um sexteto de cordas e piano.

- Em 2003 foi convidada para apresentar-se com um dos maiores ícones da MPB, o cantor Cauby Peixoto. A dupla entrou no palco com “Vozes”, espetáculo que deu origem a um CD homônimo, ao vivo, vencedor, em 2004, do prêmio TIM de Música Popular Brasileira como a Melhor Dupla de Canção Popular do ano.

- Em 2004, participou do famoso musical da Broadway intitulado “CHICAGO”, interpretando Mama Morton, personagem que no cinema foi representado por Queen Latiffah. O espetáculo ficou em cartaz na cidade de São Paulo como um dos maiores sucessos de público do país, assistido de abril até dezembro de 2004 por mais de 150 mil pessoas.

- Em Janeiro de 2005 Selma é convidada para participar do musical a “Ópera do Malandro” de Chico Buarque, representando a grande personagem “Vitória” para uma tour em Portugal nas cidades de Lisboa nos Teatros CCB e Coliseu de Lisboa, Figueira da Foz, no Centro de Artes de Espetáculos da Figueira da Foz e na cidade do Porto, no Coliseu do Porto durante os meses de Fevereiro e Março com um grande sucesso de público e crítica, em Abril de volta ao Brasil se apresenta com o mesmo musical em uma temporada de duas semanas no Canecão.

- Em Maio de 2005 faz uma série de shows no Nordeste nas cidades de Natal no Teatro Alberto Maranhão, em João Pessoa no Paraíba Café e em Campina Grande no Teatro Severino Cabral.

- Em Junho de 2005 faz duas únicas apresentações, no Teatro Municipal de Niterói onde foi gravado um Especial para a TV Educativa / Cultura do RJ e SP.

- Em setembro de 2005 faz uma temporada em um espetáculo com a bailarina Ana Botafogo, onde Selma canta, Ana dança, as duas juntas no palco cantando e dançando, acompanhadas de um sexteto de cordas e piano no Teatro Rival no Rio de Janeiro.


- Em novembro e dezembro de 2005 Selma Reis realiza alguns shows para um público fechado de empresas que contrataram o seu espetáculo.

- Em Janeiro de 2006 recebe um convite do autor Manoel Carlos para participar de sua próxima novela intitulada “Páginas da Vida” onde ele criou uma personagem especialmente para ela: irmã Zenaide, uma freira que adora cantar música clássica sacra e MPB.

- Em março de 2006 aprofunda um trabalho de música clássica que vem desenvolvendo a mais de 3 anos com a professora Eliane Sampaio para cantar Häendel, Mozart, Schubert, Bach, Monteverdi, Gounod, César Frank entre outros, e gravar árias sacras para a sua personagem na novela a irmã Zenaide.

- Em julho de 2006 estréia em “Páginas da Vida” como a irmã Zenaide, cantando as músicas Ombra Mai Fu de Hätendel, Ave Maria de Schubert e Lasciatemi Morire! de Monteverdi, para a cena do 11º capítulo do dia 21/07 que é na capela da mansão, no velório de Lalinha personagem de Glória Menezes.


- Em agosto, setembro e outubro de 2006 Selma Reis vem interpretando a sua personagem em “Páginas da Vida” cantando várias árias clássicas (sacras) como “Panis Angelicus” de César Frank, “Pieta Signore” de Stradella, “Ave Verum” de Mozart entre outras.

- Em outubro de 2006 faz duas únicas apresentações no Teatro Municipal de Niterói cantando um repertório popular com músicas inéditas para o seu próximo CD, seus grandes sucessos, além de uma música clássica que interpreta em “Páginas da Vida”.

- Em Fevereiro de 2007 Selma Reis e Ana Botafogo estão juntas no mesmo palco cantando e dançando. Um espetáculo que emociona, com  a participação especial de Thiago Picchi (o Marcelo de Páginas da Vida) tocando sax e flauta.

- Em Fevereiro de 2007 entra em estúdio para gravar o seu novo CD de música clássica sacra (Händel, Mozart, Schubert, César Frank, Gounod e outros) são todas as músicas que canta na novela "Páginas da Vida" dentre outras, produzido pela gravadora Deckdisc.


- Em Março de 2007 Show de Selma Reis em São Paulo no Tom Jazz nos dias 02 e 03 de março. Com duas únicas apresentações.

- Em Maio de 2007 lançamento do CD SAGRADO.

- Em Junho de 2007 na região Nordeste show "Cantar, Cantar e Cantar" de MPB da Selma Reis nas cidades de Natal, João Pessoa e Campina Grande.

- No final de Junho o Concerto de lançamento do CD SAGRADO da Selma Reis de música clássica sacra com a participação especial da Orquestra Petrobrás Sinfônica que aconteceu no dia 25 de Junho no Rio de Janeiro na Igreja do Convento de Santo Antônio (A Igreja mais antiga da cidade onde o nosso primeiro santo brasileiro Frei Galvão morou durante um ano e lá se ordenou) no centro do Rio no alto do Largo da Carioca com entrada GRÁTIS para o público.

- Nos anos de 2007 e 2008 realiza trabalhos em shows pelo país e no exterior e grava um CD duplo de música clássica.

- Em 2009 além dos shows, prepara e grava o seu novo CD de MPB onde interpreta a obra do poeta Paulo César Pinheiro, ensaiando para o novo musical que participará com estréia prevista para outubro além de fazer uma participação na novela "Caminho das Índias", da Rede Globo, como Malte a mãe da noiva "Ramia" de Indra, personagem de André Asteche.

- Em 2010 foi lançado o cd "O Poeta da Voz" em homenagem ao Paulo Cesar Pinheiro com Show de lançamento no Teatro Rival.

Neste mesmo ano participou do Festival de inverno nas cidades de Friburgo e Teresópolis.

- Em Julho de 2011, comemorando os seus vinte e cinco anos de carreira, lança um novo show "O Cabaré de Florbela" onde une os seus dois grandes amores, a música e o teatro, em um espetáculo ‘’Cabaré Poético Musical’’ que conta com a direção de Flavio Marinho.

- Em novembro de 2011, a convite de Miguel Falabella faz uma participação na novela " Aquele beijo" na Rede Globo, com a personagem Úrsula Munhoz.

- Em Dezembro de 2012, lança o show " Então é Natal", um show com a direção e roteiro de Flávio Marinho. Um espetáculo diferente onde a cantora canta e narra, como se fosse um musical natalino, com um repertório e poemas adequados a essa data do ano tão querida e significativa para todos nós. Um show de pura emoção!!

- Em maio de 2013 estreia do show "Canto pra Você", show intimista de piano e voz com o pianista alternando com acordeon.

- Em novembro de 2013 foi convidada a participar do espetáculo "40 anos sem Pixinguinha"

- Em Dezembro de 2013, leva o show-poético "Florbela para as Escolas" uma interação com a música e poesia aos alunos das escolas do ensino médio de Teresópolis.

- Em maio de 2014 a convite fará um show de participação no projeto "Cantrizes" em São Paulo.

- Em maio de 2014, estreará o novo trabalho em homenagem ao grande Gonzaguinha no show "Gonzaguinha/Recado".