terça-feira, 5 de setembro de 2017

Airto Moreira (BIOGRAFIA)

Nascido em Itaiópolis, município de Santa Catarina no dia 5 de agosto de 1941, o baterista e percussionista Airto Moreira passou a viver no Paraná quando tinha um ano de idade. Primeiro viveu em Guarapuava e, depois em Ponta Grossa, onde aprendeu canto, piano, violino, bandolim e teoria musical.
Em 1956 mudou-se para Curitiba e, aos 13 anos já tocava e cantava profissionalmente. No início da carreira trabalhou em programas de televisão e casas noturnas como crooner em bandas de balie e, também tocando percussão e bateria. Mas com dezesseis anos foi para São Paulo e passou a atuar principalmente como baterista de Jazz.
Em 1962 começou a tocar no Sambalanço Trio, ao lado de César Camargo Mariano (piano) e Humberto Claiber (baixo). Pouco depois, entre os anos de 1966 e 1969 integrou o Sambossa Trio, depois ainda tocou no Quarteto Novo, do qual fazia parte o multi-instrumentista Hermeto Pascoal.
No fim dos anos 60 mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou com diversos músicos do Jazz e Fusion. Chegou até a fazer parte da banda de Miles Davis entre 1970 e 1972, junto com Chick Corea, Wayne Shorter e outros. Com sua esposa, a cantora Flora Purim, também gravou vários álbuns e co-produziu diversos de seus trabalhos.
Criou um estilo na utilização de variados instrumentos de percussão e foi aclamado pela crítica especializada, ganhando várias vezes o título "Melhor Percussionista do Ano". Mais tarde formou bandas e atuou como solista sendo requisitado por artistas como Paul Simon, Quincy Jones e Herbie Hancock.
Desenvolve trabalhos ligados a World Music, misturando Música Folclórica Brasileira, Marroquina e Africana. Ele também é produtor artístico e educador musical em diversos países. Airto faz parte do seleto grupo de músicos brasileiros que são mais conhecidos no exterior do que no Brasil.
No ano 2000, por exemplo, foi mais uma vez votado como o percussionista número um pelos leitores da Downbeat Magazine. Já até gravou um álbum com o grupo japonês de percussão Kodo, com duas de suas composições: ‘Berimbau Jam’ e ‘Maracatu’ – a última foi uma das músicas oficiais da copa do Mundo de 2002, tema da cerimônia de abertura no Japão.
Depois de seu último álbum “Life After That” lançado pela Narada Records em 30 de setembro de 2003, Airto foi destaque em um dos lançamentos do box de 5 CD’s de Chick Corea, intitulada '5 Trios ', de 2006.
Foi professor de Etnomusicologia da UCLA - University of California, Los Angeles (EUA). Ainda hoje faz gravações em estúdios, workshops, clínicas, shows, novos projetos e pesquisa de novos materiais para suas apresentações nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.