sábado, 9 de setembro de 2017

Dulce Nunes (BIOGRAFIA)



Dulce Nunes, aliás Dulce Pinto Bressane, nasceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1936. Estudou piano com Werther Politano, teoria musical com Paula e Silva composição com Moacyr Santos (“tu que não és um só, és tantos”, nas palavras do grande Vinícius de Moraes) e Guerra Peixe (o responsável pelos arranjos deste nosso álbum) e análise musical com Esther Scliar. O início de sua carreira artística, porém, foi no cinema, na década de 1950, atuando nos filmes “Estrela da manhã” e “O noivo da minha mulher”, este último, produção italiana. Entre 1958 e 1965, foi casada com o pianista Benê Nunes, e eram constantes as reuniões feitas em sua casa, onde recebia a nata da bossa nova, tanto cantores quanto compositores.
Sua primeira aparição em disco foi em 1964, gravando na CBS a trilha sonora do musical “Pobre menina rica”, de Carlos Lyra e Vinícius, ao lado do próprio Lyra, Catulo de Paula e Thelma Soares. Um ano depois, Dulce separou-se de Benê Nunes e começou a cantar em público. E é quando grava justamente este disco, pelo selo Forma, de Roberto Quartin, justamente seu primeiro LP-solo.
Um disco intimista e muito bem produzido, aliás Dulce, por este trabalho, foi merecidamente laureada com o Prêmio Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, outorgado pelo jornal “Correio da Manhã”, como a melhor cantora de 1965. Três anos depois, Dulce gravou seu segundo e último álbum-solo, “Samba do escritor”, também pela Forma, que lançou Egberto Gismonti como instrumentista e arranjador.
Ela inclusive atuou em inúmeros discos de Gismonti como vocalista, e foi com ele casada de 1968 a 1976. Mesmo depois da separação tornou-se sócia dele nos selos Carmo, do Brasil, e Carmo/ECM, da Alemanha, além da Carmo Produções Artísticas, que detém os direitos de quase todos os álbuns de Egberto Gismonti. Dulce também compôs trilhas sonoras para peças teatrais, e, entre 1978 e 2001, atuou como decoradora (ou, como se diz hoje, designer de interiores) em sua própria empresa, a Bressane Arquitetura e Interiores.