quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Pieta (Album) Milton Nascimento

 Entrevista de Bituca à TV americana, quando da promoção do CD Pieta
Liane Hansen fala com o cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento sobre seu novo CD, Pieta. O CD presta homenagem às mulheres que o influenciaram, especialmente a mãe adotiva, Lilia.

LIANE HANSEN, apresentadora:O cantor, compositor, pianista e guitarrista brasileiro Milton Nascimento recentemente tocou algumas datas de concertos raras na América do Norte, incluindo um período de quatro noites no Blue Note em Nova York.Sr. MILTON NASCIMENTO (Músico): (Cantando) Hey-yah, hey! Eh, uh-huh. Ei! Eh, uh-huh. Ei! Hey-yah, hey, hey, hey! 
HANSEN: o canto de Milton Nascimento é o seu som de assinatura. Aparece no seu jazz e em seus álbuns de música mundial. Mas ele desafia os rótulos. Sua presença de palco carismática e experiente, porém, faz com que uma audiência sinta que foi atraída para sua sala de estar.

Sr. NASCIMENTO: (Cantando em Português)HANSEN: Nascimento foi nos Estados Unidos para apoiar o lançamento americano de sua nova gravação, "Pieta". É uma coleção de músicas dedicadas a sua mãe adotiva, Lilia. Ela costumava cantar em um coro sob a direção do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, e foi uma profunda influência na longa carreira de Nascimento como um dos heróis da música brasileira.Sr. NASCIMENTO: Lilia foi a primeira voz feminina que ouvi na minha vida. E ela tem um piano em casa no Rio. E ela - sua irmã costumava tocar piano, e eu fiquei à vista do piano, dançando.

Sr. NASCIMENTO: Quando eu era muito, muito jovem - quatro ou cinco ou seis anos - eu só gostava de ouvir as mulheres cantando porque as mulheres, eu sentia que eles cantavam com seu coração. E os homens costumavam cantar para mostrar seu poder na voz.


HANSEN: Huh.Sr. NASCIMENTO: Então eu costumava ouvir apenas mulheres, e acho que estava um pouco louco porque costumava imitar as mulheres cantando.HANSEN: É verdade que você personificou pessoas como Billie Holiday quando era mais jovem?Sr. NASCIMENTO: Sim, como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Yma Sumac. Você conhece Yma Sumac?HANSEN: Yma Sumac, sim.Sr. NASCIMENTO: Sim.HANSEN: peruana.Sr. NASCIMENTO: Sim. Sarah Vaughan, muitos tipos de vozes.HANSEN: quando a voz de Nascimento começou a mudar na adolescência, ele ficou chateado. Ele tinha medo de perder seu coração se ele não fosse capaz de cantar como uma mulher.Sr. NASCIMENTO: Eu não estava feliz. E então o rádio tocava uma música com Ray Charles. "Stella By Starlight" foi a primeira música que ouvi com Ray Charles, e fiquei muito quieto com os olhos fechados e eu disse: "Meu Deus, os homens também podem cantar com o coração". Então Ray Charles salvou minha vida.

HANSEN: Milton Nascimento tornou-se um dos maiores cantores pop do Brasil, mas seus horizontes musicais se expandiram rapidamente. E ao longo de sua carreira, ele trabalhou com grandes músicas como Paul Simon, Wayne Shorter, Peter Gabriel e Sarah Vaughan.

Sr. NASCIMENTO: (Cantando) O amor sempre ganhará quando você o faz acreditar. O amor criará uma armadilha para atrair as almas daqueles que sonham. O amor é apenas uma criança em jogo quando o verdadeiro amor quebra seu coração.

HANSEN: O que você aprendeu ao trabalhar com Sarah Vaughan?Sr. NASCIMENTO: Foi um choque para mim, porque a voz das mulheres que eu costumava ouvir quando eu era criança, uma delas era Sarah, Sarah Vaughan. E quando ela chegou - a primeira vez que gravamos no Brasil. Quando ela veio para o Rio e ela me chamou para cantar com minhas músicas, quase morri. Foi fantástico.

Sr. NASCIMENTO: (Cantando) Da-da. Doo-doo-doo-doo, doo-doo-doo-doo-doo. Dooo.HANSEN: Milton Nascimento também colaborou extensivamente com a pianista Herbie Hancock e eles continuaram sendo amigos muito próximos. A melodia de Hancock, "Cantelope Island", aparece em "Pieta", e Nascimento a realiza com seus vocais sem palavras. O corte também possui guitarrista Pat Metheny. Nascimento conheceu Herbie Hancock quando Hancock estava no Brasil em sua lua de mel.Sr. NASCIMENTO: Herbie disse: "Ei, jogue pra mim". Então eu peguei meu violão e me sentei ao lado dele e comecei a tocar uma música chamada "Pargie" (ph) que está no "Native Dancer".

Sr. NASCIMENTO: (Cantando em língua estrangeira)De repente, ele disse: "Ei, por favor, pare". E então ele voltou com uma gravadora e me disse: "Agora você pode jogar". Então eu joguei muitas músicas. E desta vez até agora, quase todos os lugares, tudo o que eu faço nos Estados Unidos, Herbie está lá.

Sr. NASCIMENTO: (Cantando) Da-da-da-da-da, doo-doo-doo-doo-dooo. Doo-doo-doo-doo-dooo. Doo-doo-doo-doo-dee-dee. Doo doo! Ooh.HANSEN: "Cantelope Island" pode ser ouvida na nova gravação de Milton Nascimento no rótulo Savoy Jazz chamado "Pieta", e ele se juntou a nós dos estúdios do WGBH em Boston.Milton Nascimento, muito obrigado.Sr. NASCIMENTO: OK, obrigado.