sábado, 16 de setembro de 2017

Shirley Espíndola (BIOGRAFIA)


Espíndola é cantora, atriz e locutora.
Nasceu em São Paulo e fixou residência em Jundiaí há sete anos. Cursou canto popular no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim - C.E.M. - antiga ULM - Universidade Livre de Música na capital paulista entre os anos de 2001/2004, onde se formou com a professora, cantora e atriz, Patrícia Escobar. 
Participou também do curso "As influências e etapas da carreira de Elis Regina" e do espetáculo musical "Elis uma Sabiá", no Teatro São Pedro em São Paulo. 
Estudou violão, canto popular e técnica vocal com o maestro Jean Biancardi da escola de música Grupo AMA.

Em 1993 decidiu estudar canto lírico com o tenor Luís Tenáglia e Graziela Sanches. 
Participou como cantora e atriz coadjuvante do musical "Um Tempo Para O Natal" - From Heaven´s Throne, de David T. Clydesdale, sob a direção de Sérgio Pavarini em 1994, no Teatro Bibi Ferreira em São Paulo.

Em 2000 desenvolveu sua carreira musical cantando profissionalmente e iniciou o projeto de seu primeiro disco, culminando com o lançamento do CD "Bossa Romântica" em 2003.
 O seu primeiro trabalho foi dirigido e produzido por Roberto Menescal, e contou com a participação especial do músico, compositor e intérprete: Danilo Caymmi. 
Gravado pela Albatroz Discos e distribuído pela Trama, Bossa Romântica transpôs países, sendo comercializado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. 
No mesmo ano foi lançado no Japão pela gravadora Ponycanyon e Zico Label um CD de uma compilação de composições de Menescal intitulado "Song Book", do qual Shirley Espíndola tem uma participação especial com a canção "A Volta" - Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli.

Em 2005, participou do 8º Prêmio VISA de Música Brasileira - Edição Vocal 2005- e, dos 2.686 inscritos, ficou entre os 24 candidatos classificados para a etapa semifinal.

Em julho de 2006 lançou seu novo disco "Caminho das Águas" de Música Popular Brasileira Cristã pela Morumbi Produções. Entre outras atividades, ministra aulas de canto/técnica vocal e apresenta o programa cultural na Rádio Difusora AM 810 de Jundiaí "Tons do Brasil", que vai ao ar todos os sábados das 13h às 15h e tem por objetivo levar ao ouvinte uma programação eclética e o melhor repertório da música brasileira de qualidade, além de informações sobre o cenário musical da atualidade; entrevistando críticos e uma lista interminável de artistas reconhecidos pelas mídias especializadas. Shirley apresentou durante 12 meses o programa de variedades e entrevistas "Estilo Mulher" na mesma emissora de rádio.