quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Angela Rô Rô (BIOGRAFIA)

Cantora, compositora e pianista, iniciou a carreira em casas noturnas do Rio de Janeiro, onde cantava e se acompanhava. O apelido Rô Rô veio por causa da voz grossa e rouca.

Influenciada por cantoras como Maysa e musas do jazz norte-americano como Ella Fitzgerald, foi para Londres na época do regime militar, onde cantou em pubs a trabalhou em restaurantes.

De volta ao Brasil, gravou seu primeiro disco em 1979, com "Amor, Meu Grande Amor" (com Ana Terra), seu primeiro grande sucesso, e "Tola Foi Você". Era um disco bastante romântico, com clima bluseiro, algo incomum na época. Em, 80, gravou o LP "Só Nos Resta Viver", cuja faixa-título de sua autoria é sucesso até hoje.

Em 82, Angela estourou com "Simples Carinho" (João Donato/ Abel Silva). No ano seguinte, Maria Bethânia voltou a gravar uma música de sua autoria, "Fogueira" (a primeira fora "Gota de Sangue", no LP "Mel" (79).

Em 84, fez sucesso com o fox "A Vida É Mesmo Assim" e no ano seguinte, com "Mônica", feita sobre a morte de uma estudante assassinada pelo namorado.

Conhecida por seu temperamento irreverente, por suas "doses a mais" de bebida e por ter sido a primeira cantora brasileira a trazer a público (e às letras de suas canções) sua homossexualidade, Angela acabou ficando uma artista maldita, gravando desde então apenas dois discos ("Prova de Amor", em 88 e "Nosso Amor ao Armagedom - Ao Vivo", em 93), e participando dos Songbooks, produzidos por Almir Chediak. As músicas mais marcantes de seu repertório são baladas de amor, blues e jazz.

Em 2000, Angela Ro Ro retoma sua carreira, com o CD “Acertei no milênio”, que traz nove canções inéditas e quatro releituras de clássicos da MPB. Destaque para a romântica "A Princesa E O Mar", além de "All of Me" (composta em 1931 e gravada por Billie Holiday, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, entre outros), uma versão elétrica de Don’t Let Me Be Misunderstood (clássico nas interpretações de The Animals) e a bela Gota D’Água (composta por Chico Buarque para a peça homônima) em ritmo de blues.