domingo, 1 de outubro de 2017

João Gilberto e Caetano Veloso Ao Vivo em Buenos Aires -- 1999

Onde estão os limites de tudo isso?Tudo ficou mais alto em 24 horas. Foi outro show. Esta foi a performance definitiva de João, no dia em que deu a Caetano seu legado no palco em frente a 3.500 pessoas que não podiam acreditar no que estava ouvindo.A noite começou com João sozinho. E o primeiro foi De conversa en conversa, seguido de Eu vim da Bahia. E vi o mais inspirado João Gilberto da minha vida inteira. Falando muito entre músicas, dizendo "que lindeza" de vez em quando. Brincando com o público, lembrando anedotas e amigos de sua vida em Buenos Aires em '62. Falando novamente sobre os efeitos das luzes nos instrumentos. Dizendo que era "uma festa" para ele estar em Buenos Aires. Aceitando as demandas de músicas do público. Ele cantou e cantou em seu estilo antigo e permanente, longas versões, vindo novamente e novamente no Menino do Rio, Una mujer, Eclipse (excelente mais do que nunca, lento como um eclipse de amor), gemas antigas como So danço samba, Pra que discutir Com Madame, Sandália de prata, Rosa Morena e todas as músicas que você pode imaginar.E em Coração vagabundo Caetano entrou. João disse: "Que lindo estar aqui neste momento da minha vida. Aqui está Caetano Veloso, o futuro".Caetano também mudou seu livro de canções de ontem. Ele adicionou Luz do sol, Você e linda e deixou de lado o Livro e O leãozinho. E jogou muito.E Gilberto voltou. E surpresa! Começaram a improvisar muito, a fazer piadas entre eles: João disse: "Quero tocar uma música e pedir a Caetano que cite. Ele não quer, mas sei que adora". Foi o pato. Caetano tentou o seu melhor, mas ele não podia. João riu. O alguém pediu Besame mucho. João perguntou a Caetano se ele sabia disso. E Caetano cantou com João fazendo um vocal traseiro. Depois, Caetano perguntou como mais uma vez que Joao deve cantar também Besame. E a voz principal cantou. Também ele pediu perdão porque queria jogar Farolito dizendo que ele não se lembrava bem disso. Imagine.Então veio Chega de saudade, Garota de Ipanema, Acontece que eu sou baiano, Bahia com H, Meditaçao, Aos pés da Santa Cruz, Vivo sonhando, Wave, Avarandado e tudo.Caetano disse que não era o aluno de João, que ninguém pode realmente ser influenciado por João. Que ele era Deus. E ele era apenas um "apóstolo" dessa religião.  
Ele estava sempre em uma segunda vista, deixando o lugar principal para Gilberto com amor e devoção. João pediu para ele tocar sua guitarra. Mas ele não podia.


E eu cheguei em casa para lhe dizer que esta noite eu gastei um dos melhores momentos da minha vida.Amanhã, o último desses três eventos históricos.Com amor e uma satisfação muito profunda, de Buenos Aires, Argentina, às 2h10.Pablo.

Faixas:

1) Eu Vim da Bahia (Gilberto Gil)

2) Menino do Rio (Caetano Veloso)

3) De Conversa em Conversa (Lúcio Alves -- Haroldo Barbosa)

4) Uma Mujer (Paul Misraki -- Pondal Rios -- Olivar)

5) Pra que Discutir com Madame ( Janet de Almeida -- Haroldo Barbosa)

6) Rosa Morena (Dorival Caymmi)

7) Eclipse (Margarida Lecuona)

8) Isso o que É (Ary Barroso)

9) Coração Vagabundo (Caetano Veloso)

10) Acontece que Eu Sou Baiano (Dorival Caymmi)

11) Avarandado (Caetano Veloso)

12) Bahia com H (Denis Brian)

13) Beame Mucho (Consuelo Velásquez)

14) Meditação (Tom Jobim)

15) Doralice (Dorival Caymmi -- Antônio Almeida)

16) Ave Maria no Morro (Herivelto Martins)

17) O Pato (Jaime Silva)

18) Desafinado (Tom Jobim -- Newton Mendonça)

19) Chega de Saudade (Tom Jobim -- Vinícius de Moraes)

20) Garota de Ipanema (Tom Jobim -- Vinícius de Moraes)