terça-feira, 3 de outubro de 2017

Lourenço Baêta

Discos como o de Lourenço Baêta ( Continental, 1.35.404.014 , maio/79) é que nos fazem acreditar, cada vez mais, na extrema riqueza da emepebe - sempre nos reservando surpresa dos mais agradáveis. Em disco, trata-se de um estreante, mas aos 26 anos este carioca já traz uma longa quilometragem: percorreu vários países toca flauta, violão e piano, compôs trilhas sonoras para filmes e acompanhou músicos que vão do maravilhoso Johnny ao folclorista Fernando Lébeis - tão desconhecido (ainda, entre nós_ quanto importante em sua obra.
Ex-integrante do grupo Calunga, há 4 anos vem procurando sua janela no competitivo campo da emepebê e, cremos, agora ela se abre: este seu primeiro elepê, produzido por Dori Caymmi, que dividiu com Gilson Peranzzetta e o próprio Baêta, os arranjos das de faixas, está, seguramente, entre os álbuns mais interessantes aparecidos neste primeiro semestre.
Além de ser seguro instrumentista e cantor de voz personalíssima.
Baêta encontrou parceria dos mais ilustres como Aldir Blanc ("A Última Deligência" , "cantos"). Cacaso ("Santa Marina", "meio Têrmo", "Dia dos Pais", "Festa No Céu" , "Feito Mistério") e Sérgio Natureza ( "Entre Aspas" e "Luz e Sombra"). Assim, em termos literários, cada uma das músicas deste elepê poderia justificar uma longa análise. Mas houve ainda a convocação de instrumentistas do maior gabarito - como o saxofonista Victor Assis Brasil, o flautista Danilo Caymmi o baixista Fernando Leporace, o trumpetista Márcio Montarroys. O tecladista Peranzetta, o percussionista Chacal, só para citar alguns nomes - mais cordas, metais e mesmo corais - fazendo com que a produção resultasse das mais eesmeradas. Discos como este de Lourenço Baêta, de Marlui Miranda e de Sérgio Ricardo - mostram que a Continental não poderia ter feito melhor negócios do que convocar Danilo Caymmi e Maurício Tapajós para orientar a produção de seu novo elenco - a qual chama de Moderna Música Popular Brasileira. Um excelente artista, numa apresentação que não poderia ser melhor. Vamos ver se, em breve, Baêta aparece ao vivo.