terça-feira, 7 de novembro de 2017

Luiz Eça (BIOGRAFIA)

Luiz Mainzi da Cunha Eça (Rio de Janeiro, 3 de abril de 1936 — Rio de Janeiro, 25 de maio de 1992) foi um professor, músico, compositor, arranjador e pianista brasileiro.

Descendente do escritor português Eça de Queirós, iniciou sua carreira na década de 1950 como pianista de casas noturnas. Frequentava as boates cariocas, para ouvir músicos mais experientes, como Johnny Alf. Substituindo na Boate Plaza o cantor Johnny Alf, formou um conjunto com Ed Lincoln no contrabaixo, e Paulo Ney na guitarra. Com a saída de Ney, entraram João Donato no acordeon, Milton Banana na bateria e a crooner Claudette Soares. Formou o trio Penumbra, tendo como componentes Candinho ao violão, e Jambeiro no contrabaixo, na rádio Mayrink Veiga. Participou da chamada primeira fase da Bossa nova - 1958-1962.

Formou em 1962 um importante conjunto instrumental, o Tamba Trio com Bebeto Castilho na flauta, baixo, saxofone e Voz, e Hélcio Milito na bateria e na Tamba. O trio foi o primeiro a realizar pocket-shows, no Bottle´s Bar, do famoso Beco das Garrafas, catedral da Bossa nova no Rio de Janeiro.

Fez arranjos para o longplay "Barquinho" da cantora Maysa, lançado em 1961 pela gravadora Columbia. Em 1963, fez o arranjo para o terceiro disco de Carlos Lyra - "Depois do Carnaval", considerado uns dos melhores discos da carreira de Carlos Lyra, lançando a cantora Nara Leão com participação especial em duas faixas do longplay. No ano seguinte, em 1964, lança o disco "Luiz Eça e Cordas", gravadora Philips, talvez seja a sua maior obra prima, contendo arranjos para canções suas, Edu Lobo, Baden Powell, Dori Caymmi, Durval Ferreira e Luiz Bonfá. Formou o conjunto "A Sagrada Família". Foi professor de jovens músicos e atuou como pianista na casa noturna Chiko´s Bar. Na mesma casa noturna grava ao vivo, com um dos seus maiores amigos, o famoso pianista de jazz, Bill Evans, em 1979.

Acompanhou vários artistas da Música Popular Brasileira como Nara Leão, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Durval Ferreira, Sylvia Telles, Edu Lobo, Flora Purim, Quarteto em Cy, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Elis Regina, Milton Nascimento, Joyce, João Bosco, Ivan Lins, Nana Caymmi e tantos outros.