sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Milton Guedes (BIOGRAFIA)

Milton Guedes, nome artístico de Milton Carlos Muniz Guedes (Rio de Janeiro, 4 de junho de 1963) é um Saxofonista, flautista, Gaitista, Compositor e cantor brasileiro.
Antes de se tornar cantor, compositor e instrumentista, Milton Guedes adorava andar de skate nas quadras de Brasília e chegou até a ganhar em uns campeonatos. Por influência da irmã, ele entrou para o coral mirim do Sesi e lá aprendeu a tocar flauta doce. Sobre a gaita, diferentemente, ele aprendeu a tocar sozinho. Já o sax ele aprendeu com um vizinho. Com 18 anos, se juntou com o irmão (Marco Guedes) e outros 3 amigos e fizeram a banda “Pôr do Sol”. Porém pouco tempo depois, a banda se desfez.
Milton passou a tocar em barzinhos de Brasília e em 1986 Oswaldo Montenegro o viu tocando sax e no final do show foi falar com o que ele. Uma semana depois, os dois desembarcaram no Rio para ensaiar a peça “Os Menestréis”. Além dessa, Milton participou também de “Aldeia dos Ventos” e “Dança dos Signos".
Além de multi-instrumentista, Milton é considerado um dos melhores assoviadores do Brasil. Neste disco "Os Menestréis" ficou famoso o seu assovio na música "Engarrafamento (Taxímetro)", e com frequência ele é chamado para gravar assovios em trilhas sonoras para a Rede Globo e outros.
Em 1987, participou do festival “O Som das Águas”, da Rede Manchete, com a canção “Até Mais – Viva a Alegria” de Oswaldo Montenegro.
Em 1988, conheceu Lulu Santos que o convidou para ingressar em sua banda. Milton entrou na banda de Lulu Santos e acompanhou o Lulu em seus shows por quase dez anos. Tocaram juntos até no Festival de Montreaux, na Suíça.
Em 1997, Milton saiu da banda de Lulu Santos para se dedicar a sua carreira solo e seu segundo CD com o qual emplacou nas rádios de todo o país a música “Sonho de Uma Noite de Verão”.
Em 2002, ingressou na banda da dupla Sandy & Junior.
Em 2003, começou a acompanhar também o cantor Claudio Zoli.
Em 2004, paralelo ao trabalho que faz com Sandy & Junior e com o Claudio Zoli, Milton também participou da gravação do primeiro DVD do grupo carioca Roupa Nova, o RoupAcústico. Também estreou com a banda SoulFunk, na qual é o vocalista. A banda encerrou suas atividades em 2007, pois a maioria de seus músicos também faz parte da banda de Sandy & Junior, e precisou dar prioridade à turnê de despedida da dupla.
Em 2006, ainda continuou a tocar com a banda Roupa Nova em seu segundo DVD, o RoupAcústico 2, DVD que ganhou disco de ouro. Nesse DVD, ele tocou acompanhado de Daniel Musy, atual saxofonista da banda.
Em 2007, lança seu mais novo CD, o "Certas Coisas". O repertório revela as influências do artista em releituras cuidadosas de grandes sucessos nacionais e internacionais. Destaca-se a versão de Roxanne, sucesso do grupo The Police, em que o solo é feito pelo impressionante assovio de Milton. Este mesmo assovio é acompanhado pelo excepcional bandolinista Hamilton de Holanda na versão de O Diamante Cor de Rosa de Roberto e Erasmo Carlos. Junior Lima participa de duas faixas tocando bateria, Rise e Maria Fumaça, esta, uma homenagem à banda Black Rio prestada pela banda SoulFunk, da qual Milton e Junior fazem parte. Celso Fonseca traz brasilidade à versão de Isn´t she lovely, com seu violão sofisticado.