domingo, 5 de novembro de 2017

Saulo Laranjeira (BIOGRAFIA)

Saulo Pinto Muniz (Pedra Azul, 11 de novembro de 1952), mais conhecido como Saulo Laranjeira, é um humorista, ator, apresentador, cantor, narrador e compositor brasileiro.

Saulo é o pai do também ator Tuca Graça.
Idealizador e apresentador do programa televisivo Arrumação, desde 1987, que divulga o trabalho de artistas da autêntica cultura brasileira (músicos, cantores, poetas e contadores de causos) entremeado com apresentação de causos e personagens humorísticos interpretados pelo próprio Saulo.

Dentre tais personagens estão o contador de causos Geraldinho, a Véia Messina, Zé da Silva Pereira, o boêmio Sabiá, Kelé Metaleiro, o sambista Juriti e o bicho grilo Zé Roberto.

Além destes, Saulo ainda interpretou o Deputado João Plenário do programa humorístico do SBT A Praça é Nossa, por mais de 20 anos.

Dentre os principais parceiros ou companheiros de shows de Saulo Laranjeira estão, Elomar Figueira de Mello, Dércio Marques, Titane, Tadeu Franco, Saldanha Rolim, Telo Borges, etc.

Laborioso no resgate e preservação das tradições do sertão, Saulo gravou trabalhos de grandes poetas, a exemplo de Camillo de Jesus Lima, com seu Viola Quebrada - sendo que o personagem João Macambira, deste poema, também integra o rol daqueles personificados pelo artista.

Em 2011, participou como narrador do espetáculo Auto da Catingueira, obra de Elomar Figueira Mello, com gravação de DVD no Grande Teatro Palácio das Artes, tendo com participantes o Grupo Giramundo, Xangai e Dércio Marques.

Em 2016 lançou no Teatro Bradesco, o CD e DVD Lua Clareou, com Saulo Laranjeira e Banda - gravado no Grande Teatro do Palácio das Artes. Com arranjos de Ivan Corrêa, Renato Saldanha, e para as canções de Elomar, os arranjos são do seu filho João Omar. O cenário é do fotógrafo Sylvio Coutinho, que tem como tema o mural "Toma de Minas esta Estrada" da artista plástica Yara Tupinambá, e figurino do estilista Ronaldo Fraga.

Em 2016, o ator se afasta do humorístico e vai atuar na novela da Rede Globo Velho Chico mas, devido à inúmeros pedidos aos fãs, anunciou recentemente sua volta à A Praça é Nossa.