quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Emílio Santiago encontra João Donato (Álbum)

Em Emílio Santiago encontra João Donato, promove o encontro do primeiro, cantor dos mais populares de repertório calcado no samba romântico, com o segundo, ícone da bossa nova e um dos pianistas mais criativos da MPB, que assina os arranjos e participa de todas as faixas do disco ao piano. A dupla dedica a Chediak os shows de lançamento do disco, neste fim de semana, no Canecão.
Para quem estranha o vozeirão de Emílio a serviço das criações de Donato, autor de clássicos como Bananeira e Mentiras que completa 70 anos em 2004, eles surpreendem: são 30 anos de amizade, traduzida muitas vezes em encontros musicais informais. E agora, vendo o resultado do trabalho, é de se perguntar: por que, afinal, não gravaram um disco juntos antes? "Foi falta de oportunidade mesmo. Não há nada de dissonante entre nossos trabalhos. Donato tem músicas românticas maravilhosas e outras com ótimo suingue, tenho certeza de que meu público vai se identificar".

Donato assina embaixo, e conta que conheceu Emílio no palco, cantando numa boate do Leblon. "Fiquei impressionado naquele dia. O Emílio é um excelente cantor, gosta de jazz e sempre teve muito jeito para cantar meu repertório."

Nessa época, Donato acabava de voltar de uma temporada nos EUA e começava uma nova fase, deixando a veia instrumental de lado para se dedicar mais a canções feitas em parceria. Sorte de Emílio, que foi brindado com alguns arranjos do compositor em seu primeiro LP (Emílio Santiago), de 1975, e foi ainda o primeiro intérprete a gravar Bananeira - depois do próprio Donato -, então uma pouco conhecida parceria entre o compositor e Gilberto Gil e hoje um clássico da bossa nova.

Ainda na década de 70, os dois uniram seus instrumentos - voz e piano - em shows esparsos em bares do Rio. De lá para cá, Donato fez alguns arranjos para o intérprete e teve a faixa Nasci para Bailar, do disco Songbook, de 1999, cantada por Emílio.

Aí, o cantor já era "um dos maiores conhecedores da obra de Donato", como aponta Chediak no encarte do CD. "Quando sai disco do Donato vou correndo comprar, sei praticamente todo o repertório dele e estou sempre nos shows", conta Emílio.

Foi num desses shows que os dois bateram o martelo para gravar o CD. No lançamento de Managarroba, último disco de inéditas de Donato, Emílio subiu no palco para uma canja. Nos bastidores, Chediak fez o convite. Em duas semanas estavam no estúdio. O repertório escolhido é uma pequena amostra da abrangência do trabalho do compositor. Há espaço para pérolas antigas, como Surpresa, com letra de Caetano, A paz, com Gil, e Sambolero, feita com a veterana cantora Carmen Costa quando moravam nos EUA, na década de 60. Das novas parcerias de Donato, Emílio escolheu Nunca Mais (com Marisa Monte e Arnaldo Antunes) e a inédita Clorofilha do Sol, só com Arnaldo.

"Recebo muitos convites para participar de disco dessa nova geração. Quando vou gravar os meus, retribuo a lembrança, é bacana dar um colorido jovial ao meu trabalho" diz Donato.

Todas as faixas do disco ganharam novos arranjos de Donato, que optou por não cantar em nenhuma faixa. "Prefiro tocar piano. É melhor deixar o canto para quem está nessa praia. E Emílio está completamente à vontade nela."
Faixas:
1- Vento No Canavial (João Donato/Lysias Ênio)-00:00
2- E Vamos Lá (João Donato/Joyce Moreno)-02:41
3- ...E Muito Mais (João Donato/Lysias Ênio)-05:37
4- Nunca Mais (João Donato/Marisa Monte/Arnaldo Antunes)-08:31
5- Então, Que Tal? (João Donato/Lysias Ênio)-12:25
6- Até Quem Sabe (João Donato/Lysias Ênio)-16:38
7- Sambolero (João Donato/Carmen Costa)-19:53
8- Everyday (A Little Love) (João Donato/Norman Gimbel)-23:16
9- Os Caminhos (João Donato/Abel Silva)-26:15
10- Pelo Avesso (João Donato/Lysias Ênio)-29:58
11- Mentiras (João Donato/Lysias Ênio)-33:00
12- Surpresa (João Donato/Caetano Veloso)-36:57
13- Clorofilha Do Sol (Planta) (João Donato/Arnaldo Antunes)-39:07
14- A Paz (João Donato/Gilberto Gil)-42:20

Produtor/Producer: Almir Chediak
Arranjos/Arrangements: João Donato

Músicos/Musicians:
João Donato: Piano
Jamil Joanes: Baixo Elétrico/Electric Bass
Jorge Helder: Baixo Acústico/Acoustic Bass