domingo, 7 de janeiro de 2018

África Brasil (Álbum) Jorge Benjor

De todos os registros de Benjor, a Africa Brasil, lançada em 1976, é talvez sua mais conhecida. Na verdade, é muitas vezes (merecidamente) considerado um dos maiores registros brasileiros de todos os tempos. Como de costume, Jorge combina uma mistura eclética de inspiração que inclui samba, funk, rock e bossa nova. O álbum derrama aberto, como uma pedra que rola abaixo, com uma linha de baixo caindo e um ritmo funky, baralhado e sincopado no abridor de futebol "Ponta De Lança Africano (Umbabarauma)". É seguido pelo engarrafamento de borracha e groove-heavy "Hermes Trismegisto".

África Brasil também inclui a popular música de Benjor "Taj Mahal", que não foi tão discretamente arrancada por Rod Stewart em "Você pensa que eu sou sexy?" A trilha apresenta uma melodia energética e melodiosa. Talvez em parte por causa do roubo de Stewart, a melodia é uma das melodias mais reconhecidas pelo Benjor. Ainda assim, para mim, o destaque do álbum é o doce liso "Xica Da Silva". A música é sobre uma mulher brasileira com o mesmo nome, muitas vezes referida como "o escravo que se tornou uma rainha", porque, como você pode adivinhou, ela nasceu na escravidão e ainda ganhou poder e notoriedade. A pista de Benjor balança lentamente com um ritmo ensinado e um sulco de fumo. Está fascinante.

O álbum combina bem com a receita da Kasey para o Granulado de azeite com Maple e Cocoa Nibs, Avelãs e Cerejas. Afinal, a receita combina um número ridículo de deliciosos ingredientes juntos por um sabor de sabor que destaca uma infinidade de texturas interessantes, desde crocantes até chewy. Da mesma forma, a África Brasil está simplesmente borbulhando com texturas sônicas que despertarão todos os seus interesses musicais. É funky, é suave, é cativante e é complexo. É tudo e é um desses poucos álbuns que realmente merecem ser chamados de "obra-prima".
Faixas:
01 - 00:00 "Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)"
02 - 03:51 "Hermes Trismegisto Escreveu"
03 - 06:47 "O Filósofo"
04 - 10:08 "Meus Filhos, Meu Tesouro"
05 - 13:59 "O Plebeu"
06 - 17:05 "Taj Mahal"
07 - 20:12 "Xica da Silva"
08 - 24:17 "A História de Jorge"
09 - 27:58 "Camisa 10 da Gávea"
10 - 32:00 "Cavaleiro do Cavalo Imaculado"
11 - 36:43 "África Brasil (Zumbi)"