domingo, 14 de janeiro de 2018

Mart'nália (BIOGRAFIA)


Filha de Martinho da Vila e de Anália da Vila, cantora que fez um certo sucesso com show no antigo teatro Casa Grande.
Estreou aos 16 anos fazendo backing no disco do pai. Sua composição "Chega", em parceria com o cantor e compositor Mombaça foi inscrita em um festival de MPB na cidade de Friburgo, sendo gravada logo depois pelo parceiro.
Trabalhou durante muito tempo como backing vocal de discos e shows de Martinho da Vila, ao lado da irmã Analimar.
Em 1987, lançou o primeiro disco, "Mart'nália", pela gravadora 3M, no qual incluiu uma faixa de sua autoria autoria, "Na mão de Deus", além de "Luxuosos transatlânticos" (Cláudio Jorge e Nei Lopes), contando nesta faixa com a participação especial de Nei Lopes.
Em 1994 passou a integrar o grupo Batacotô, como percussionista e cantora, ao lado de Téo Lima, Cláudio Jorge, Jorjão Barreto, Ovídio Brito, Décio Crispim, Itamar Assiere e Pirulito.
Com esta banda, lançou pela gravadora Velas o disco "Semba dos ancestrais", título retirado da música homônima de Martinho da Vila e Rosinha de Valença.
Nesse disco destacou-se na interpretação das faixas "Um velho malandro de corpo fechado" (Franco e Arlindo Cruz), e "Angola medley".
Nesse mesmo ano, o grupo Batacotô fez participação especial no disco "Aquarela do Brasil", da cantora americana Dionne Warwick, produzido para o mercado brasileiro por Téo Lima. No CD o grupo participou da faixa "Virou areia" (Lenine e Bráulio Tavares, versão em inglês de Dionne Warwick). No ano de 1997, lançou pela gravadora ZFM Records o CD "Minha Cara", produzido por Martinho da Vila, onde interpretou faixas como "Conto de areia" (Romildo e Toninho Nascimento) e "Coleção" (Cassiano e Paulo Zdan).
Em 2000 participou do disco "Casa de samba 4", produzido por Rildo Hora, interpretando "Falange do Erê" (Arlindo Cruz, Jorge Carioca e Aluízio Machado) com a dupla Sombrinha e Arlindo Cruz. No final do ano 2000, trabalhou como percussionista e backing vocal do show "A cor do pôr-do-sol", do cantor Ivan Lins.
No ano de 2002 lançou o CD "Pé de Meu Samba", cuja faixa-título, de autoria de Caetano Veloso, foi composta especialmente para a cantora, e que ainda trazia duas composições de sua autoria, "Beco" e "Chega", ambas em parceria com o cantor e compositor Mombaça.
Ainda nesse ano, fez vários shows de lançamento do CD, que se estenderam ao ano seguinte, recebendo convidados como Caetano Veloso, Fernanda Abreu, Zélia Duncan, Paulinho Moska, Lenine, Martinho da Vila, Leila Pinheiro, Preta Gil, Djavan e Celso Fonseca.
Em 2004 lançou seu primeiro CD e DVD ao vivo com versões de composições de seu disco "Pé do meu samba" e a faixa inédita "Celeuma", composta por Djavan especialmente para ela e ainda duas parcerias inéditas com Paulinho Moska e duas outras com Zélia Duncan.
Lançou em janeiro de 2006 o seu quinto CD, "Menino do Rio", produzido pela cantora Maria Bethânia e distribuído pelo selo da mesma, o Quitanda.
O grande sucesso desse disco foi a música "Cabide" (Ana Carolina), além de trazer músicas músicas de autores diversos, como Celso Fonseca, Guilherme Arantes, Martinho da Vila, Zélia Duncan, Arlindo Cruz, Moska, Monsueto, além de músicas da própria Mart'nália. Ainda em 2006 lança o CD e DVD "Mart'nália em Berlim Ao Vivo", registro do show do Cd "Menino do Rio" gravado em sua turnê pela Europa.
Em 2008 Mart'nália lançou o Cd "Madrugada", fazendo sucesso com uma regravação de "Don't worry, be happy", de Bobby McFerryn, além de gravar músicas inéditas e outras já conhecidas, como "Alegre menina" (Dori Caymmi / Jorge Amado), "Alívio" (Djavan / Celso Fonseca) e "Tom maior" (Martinho da Vila).
Nesse mesmo ano Mart´nália recebeu um convite para viajar para a África para fazer shows em Luanda (Angola) e Maputo (Moçambique), surgindo a ideia de gravar essa viagem em vídeo, sendo esse registro lançado em 2010 pela gravadora Biscoito Fino no CD e DVD "Mart'nália em África Ao Vivo".
Em 2012 Mart'nália lançou o CD "Não Tente Compreender", produzido por Djavan, e com músicas de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Lula Queiroga, Paulinho Moska, Ivan Lins, Zélia Duncan, Djavan, Martinho da Vila e da própria Mart'nália, entre outros.